domingo, 22 de maio de 2011

Blog de Aeromodelismo e tudo o que integra este Hobby.

Este Blog é destinado a todos os amantes deste Hobby maravilhoso que é o Aeromodelismo.
Desde pequeno, aos cinco ou seis anos de idade, montar essas pequenas máquinas voadoras faz parte da minha vida. Meu pai e meu avô me iniciaram no Aeromodelismo e, desde aquela época, no norte do Paraná em Paranavaí, recortava, lixava, montava e fazia voar vários modelos da antiga Mobral e Casa Aerobrás como o Vespinha, o Paulistinha, o Cessna movidos a elástico alguns planadores como o Gavião que era "catapultado" com as asas fechadas e lá em cima abria e vinha planando.
Aos dez anos de idade, em 1975, voltei a morar em minha cidade natal Curitiba onde conheci a antiga "Tabacaria Lima" hoje Lima Hobbys ao lado da Catedral na praça matriz, bem no centro da cidade. Vários foram os modelos que montei e levei prá voar no Parque Barigui, entre eles planadores como o Neguinho e modelos a glow U-control (hoje VCC) como o Tamanco A da Aerobras com um motorzinho 0,99 que fazia um barulhão mas "Arrepiava até a alma" quando ao regular a carburação ele "apitava" zunindo fininho em alta rotação anunciando que estava pronto prá voar ... bons tempos !!!
Voando com o meu 0,99 e sonhando com os Caciques, Olímpia, Falcão, aviões que roncavam alto com seus motores Fox 45, Enya 35 e até uns 60 que assustavam a galera... motores que na época custavam uma fortuna e não estavam ao alcance de qualquer um.
Em meados dos anos 80, com 15 anos, voavamos VCC nos campos e quadras da ETEFESC (Escola Técnica Federal de Santa Catarina) usávamos os Cox 0.49 e fox 15, 35 e até alguns motores 15 e 25 a diesel que usavam éter no lugar do álcool e não possuíam vela, era bem interessante, faziam pouco barulho, usavam uma hélice bem maior que a normal e "melecavam" bem mais o aeromodelo.
Nesta época conheci dois grandes amigos que me acompanham até os dias de hoje e que em muitas situações me prestam "Acessoria Técnica" elucidando minhas dúvidas e me orientando em minhas construções, César (pai) e o Luis Antônio o Totonho (filho) hoje sócio proprietário da loja KING HOBBIES,  na época possuíam uma Mecânica de Automóveis e no fundo da mesma montaram um Ateliê de Aeromodelismo. Muitas foram as tardes que com o propósito de "babar' em cima dos aeromodelos eu procurava defeitos no meu carro prá levá-lo na oficina deles e passava o resto da tarde "perturbando e enchendo de perguntas" sobre : Como voa este modelo (North American T6) , este é mais fácil de voar ? (Piper Cub) e este corre muito (Skylark) ? e esse motor é muito forte ? e assim a tarde ficava curta prá mim e prá eles que tinha que aprontar os carros dos clientes ... Sempre que podia ia com eles até o GAZ (Grupo de Aeromodelismo situado em um antigo Campo de aviação na Praia do Campeche) e ficava vendo eles voarem os aeromodelos rádio controlados que para mim eram um sonho !
No final de 2009 um colega (Sancler) me presenteou um Ugy Stick de Depron e eletrico e me perguntei se "aquilo" voava mesmo e se não era só um "brinquedinho"... prá minha surpresa, antes de ele me entregar o modelo eu já tinha encomendado um outro e "virou vício" !!! Em menos de dois meses eu já estava começando a fabricar os meus próprios modelos e a desenvolvê-los. Com o auxílio do César e do Totonho construí o Yak 55 e 54 fun-fly que funcionou muito bem e está em fabricação até hoje;




           Este é o Teco, meu modelo mais popular, indicado tanto para iniciantes como para veteranos :




 este é uma variação do modelo, o "Tecomaster"
 este é o Teco-Cessna
    

Um comentário:

  1. Olá Vinicius, parece que temos a mesma "doença" né !!

    Muito legal seu blog, nem imaginava esses aeros tão legais, fiquei muito interessa do no POP, muito bonito mesmo, deve ter um ótimo vôo.
    Estamos nos organizando aqui em Garopaba, ja temos uma pista própria de 80 mts ( chão ) e uma meia dúzia de pilotos. Quando puder aparece por aqui pra gente trocar um ideia. Agora no inverno temos uma festa aqui, a quermesse, que reúne bastante gente da região e eu tinha vontade de colocar um stand com aeros, simulador no telão, enfim, divulgar a coisa. Quem sabe vc se interessa na empreitada.
    Abraço e parabéns novamente.
    Alex - Hell_fly - hell_fly@hotmail.com

    ResponderExcluir